terça-feira, 1 de setembro de 2009

Está Escrito

O livro de Marcos inicia com uma afirmação: “Conforme está escrito...” (Marcos 1:2).
Jesus foi o ser humano que mais confiou nas Escrituras! Ele sabia que sofreria muitas coisas. Seria rejeitado pelos anciãos, principais sacerdotes e escribas. Seria morto e ressuscitaria (Marcos 8:31). Seria entregue nas mãos dos homens (Marcos 9:31). Que em Jerusalém os escribas e os principais sacerdotes o condenariam à morte e o entregariam aos gentios (romanos). Que lá seria escarnecido, cuspido, açoitado e morto. Depois de três dias ressuscitaria (Marcos 10:33-34).
Como ele sabia de tudo isso? Uma revelação particular? Uma mensagem especial de Deus? Não! A fonte é a palavra já revelada: “...está escrito... nos profetas...” (Lucas 18:31).
Jesus sabia que entraria em Jerusalém montado num jumentinho (Zacarias 9:9). Que seria traído por um dos seus (Marcos 14:18,20-21; Salmo 41:9). Que seria abandonado (Marcos 14:27). Jesus sabia que o que estava escrito não seria mudado (Marcos 14:35-42; Isaías 53). Jesus confiou e respeitou tudo o que está escrito!
Já os fariseus sempre preferiram os sinais e tradições! Para eles essas coisas superavam a Palavra (Marcos 8:11; 7:6-9). Jesus se indignou com esse tipo de pessoa, dizendo que agiam “jeitosamente”. Ele afirmou que não haveria sinal algum a não ser aquilo que já estava escrito em Jonas (Marcos 8:12; Mateus 16:4).
No que você confia? No que está escrito, como fez Jesus? Ou nas tradições religiosas e sinais (de prosperidade, revelações, dons, etc.) como fizeram os fariseus?

Nenhum comentário: